A cirurgia de aumento do queixo é chamada de mentoplastia. É um procedimento cirúrgico que remodela o queixo utilizando implantes ou o próprio osso do paciente. Ela visa a correção de deformidades no mento ou queixo.
Estas deformidades podem ser de origem de crescimento natural, devido a fatores genéticos ou características familiares e raciais, ou adquiridas por traumatismos ou outras doenças que alteram a estrutura do mento.
A mentoplastia pode alterar o queixo de diversas formas, seja para retroposicionar, avançar, encurtar, alongar, corrigir desvios ou remodelar o seu formato.
A idade mínima mais apropriada para a realização da mentoplastia é a adolescência, a não ser que a deformidade seja devida a traumas ou malformações congênitas.
Como o procedimento é realizado através de cortes internos na boca e ou na região abaixo do queixo, não apresenta cicatrizes visíveis. Pode ser utilizado enxerto de osso do paciente, ou ainda materiais aloplásticos ou próteses. A anestesia pode ser local com sedação ou anestesia geral, e o paciente pode receber alta no mesmo dia, ou no dia seguinte.
É natural o aparecimento de inchaço nos primeiros dias após a cirurgia, e o resultado final aparece em aproximadamente 02 meses.