A blefaroplastia é a cirurgia de pálpebras e tem como objetivo maior o rejuvenescimento na região dos olhos. No entanto, a blefaroplastia pode ser estética ou reparadora.
A cirurgia de pálpebras corrige o excesso de pele, rugas, a flacidez muscular da região, bem como o excesso de bolsas gordurosas. Pode ser feita tanto na pálpebra superior, quanto na inferior.
Pode ser realizada com outros procedimentos de rejuvenescimento ou isoladamente. É importante lembrar que algumas alterações nas pálpebras como olheiras, alterações na pigmentação, ou edemas, não podem ser corrigidas com esta cirurgia, e necessitam de outros tratamentos específicos.
Geralmente, as cicatrizes são imperceptíveis, pois as incisões são realizadas nas dobras da pálpebra superior e abaixo dos cílios na pálpebra inferior. A cicatrização sempre irá depender do organismo de cada paciente.
As anestesias podem ser a anestesia local com sedação ou a anestesia geral. Nos primeiros dias após o procedimento, é comum o aparecimento de inchaços e manchas roxas, e nenhuma ou pouca dor.
É importante seguir as orientações e recomendações do cirurgião após a operação, como evitar exposição solar e atividades físicas intensas. Assim, o paciente terá bons resultados e ótima recuperação.