A implantação dos fios de sustentação é um procedimento plástico menos invasivo de correção facial, que apresenta resultados satisfatórios. Ele proporciona a auto-sustentação dos tecidos faciais, e recupera volumes da face, reduz rugas e redefine o rosto.
O envelhecimento causa a perda de volume da face e o aumento da flacidez dos tecidos moles.
Como consequência, o rosto perde o relevo, e o tecido adiposo fica flácido e sem sustentação, formando as rugas e os sulcos. Os fios de sustentação poderão ser implantados a fim de ajudar a correção destas falhas, erguendo, reposicionando e sustentando a gordura e a pele.
Os fios são implantados na camada de gordura abaixo da pele através de uma cânula que apenas perfura a pele e os tecidos subcutâneos. O procedimento é feito sem cortes, por isso praticamente não existem cicatrizes e marcas. Os fios ficam quase imperceptíveis.
Em alguns casos de hemiface assimétrica provocada pela paralisia facial periférica ou por derrame (AVC), os fios de sustentação podem ser implantados para ajudar a correção. Nestes casos, os resultados podem ser muito satisfatórios esteticamente e também do ponto de vista funcional.
O procedimento é realizado na clínica sob anestesia local, em aproximadamente 30 minutos.
O paciente é liberado no mesmo dia. É uma ótima opção para homens e mulheres a partir dos 30 anos, que queiram tratamentos menos invasivos e severos para combater de forma eficaz os sinais de envelhecimento, com resultados naturais. Pode servir também como uma complementação do lifting facial.
Existem dois tipos de fios de sustentação, o Fio Russo (Inabsorvivel) e a Sutura Silhouette (Absorvivel).
O Fio Russo, nome dado em homenagem ao médico russo Marlen Sulamanidze, quem o criou, é composto por polipropileno. Este material é inabsorvível pela pele, não biodegradável, biocompatível e de forte resistência. O polipropileno não provoca reação alérgica e não é rejeitado pelo organismo. O fio é composto por garras que ajudam em sua fixação.
Os fios da Sutura Silhouette são compostos por ácido polilático, material natural e biocompatível. O ácido polilático estimula gradativamente a produção de colágeno. O lifting acontece tanto pela tração provocada pelo fio, quanto pela estimulação da produção do colágeno. O fio da Sutura Silhouette, ao contrário do fio russo, é absorvível pelo corpo em até 18 meses, e deixa para trás o colágeno produzido pelo corpo. Possuem cones que garantem a tração da pele pela fixação no tecido subcutâneo.