A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é o procedimento cirúrgico que reverte o caimento natural dos seios com ptose (flacidez) mamária. Ela eleva as mamas até sua posição original e reposiciona a aréola e o tecido mamário. É removido o excesso de pele flácida das mamas e, assim, composto o novo contorno das mesmas. O objetivo é deixá-las simétricas e erguidas novamente.
É uma cirurgia indicada para mulheres que perderam a forma e a firmeza dos seios com o passar do tempo. Estas alterações no formato mamário e a perda de elasticidade, acontecem por causa de gravidade, hereditariedade, envelhecimento, oscilações de peso e, principalmente, gravidez e amamentação.
É importante ressaltar que apenas a mastopexia não altera o tamanho dos seios e , às vezes, nem preenche o colo. Para isso, é preciso combiná-la com implante de silicone ou com a redução mamária se houver excesso de volume.
Pode ser utilizada a anestesia local com sedação, a anestesia peridural, ou a anestesia geral.
A cirurgia deixa cicatrizes na região periareolar e, muitas vezes , cicatriz vertical e em sulco submamário.
O tempo cirúrgico varia muito dependendo da técnica a ser utilizada ( 1 hora e meia a 4 horas) e a paciente normalmente volta para casa no mesmo dia, ou fica internada por 24 horas.