A otoplastia é um termo técnico que corresponde a um grupo de procedimentos cirúrgicos que visa a correção de deformidades na orelha, seja por malformações ou após traumatismos.
As orelhas em abano são uma deformidade do desenvolvimento da orelha, e ocorrem devido a uma alteração do formato, do relevo e/ou da angulação da orelha em relação ao crânio.
Muitas crianças sofrem com brincadeiras e apelidos relacionados a esta característica e, por isso, podem ter dificuldade de interação social.
A otoplastia para a correção de orelhas em abano promove a diminuição da projeção da orelha, bem como o seu tamanho, se for necessário. O procedimento pode ser realizado através de várias técnicas para esculpir e modelar a cartilagem da orelha, dependendo de cada caso e objetivo.
A cirurgia de correção de orelhas em abano pode ser feita sob anestesia geral, ou anestesia local com sedação. A cicatriz fica escondida na região posterior da orelha, e os resultados já são vistos de imediato. Pode ocorrer inchaço durante aproximadamente 4 a 6 meses após a cirurgia.
O paciente deve seguir as recomendações e orientações do cirurgião para garantir uma boa recuperação.