O preenchimento facial, também conhecido como preenchimento dérmico ou subdérmico, é um procedimento de reestruturação e embelezamento da pele envelhecida. Ele adiciona volume e ajuda com a flacidez excessiva da pele, preenchendo rugas e sulcos, melhorando o contorno facial com resultados imediatos.
O preenchimento pode ser utilizado para suavizar ou eliminar rugas, especialmente no sulco nasolabial (conhecido como “bigode chinês”), na área supra labial e na goteira lacrimal (área das olheiras). Pode também ser utilizado para o aumento do volume labial, contorno de mandíbula e para melhorar a aparência de cicatrizes da face.
Os tratamentos não são permanentes, e tendem a durar, em média, de 12 a 18 meses, até que o produto seja absorvido pelo organismo. Entretanto, o procedimento pode ser repetido. Normalmente uma sessão já é suficiente para os resultados, mas é possível fazer procedimentos complementares.
O preenchimento pode ser feito com ácido hialurônico ou cristais de hidroxiapatita de cálcio.
O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no seu corpo, principalmente no tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. Quando aplicado, ele preenche o espaço entre as células e atrai água para o local, ajudando também na hidratação da pele. Essa hidratação melhora bastante a textura da pele, tanto da face quanto do dorso (costas) das mãos.
Os efeitos aparecem logo após a aplicação, tornando-se mais visíveis depois de uma semana, com a diminuição do inchaço.
A hidroxiapatita de cálcio é encontrada no osso humano e é um preenchimento mais denso. Ele preenche espaços mais profundos, como o sulco nasolabial e as linhas de expressão, e melhora os contornos faciais. As microesferas de cálcio são suspensas em um gel à base de água.
Como as aplicações e as substâncias variam, o procedimento pode ser feito com agulhas ou cânulas de diversas dimensões e calibres. A anestesia pode ser local injetável ou tópica.
O procedimento pode ser usado juntamente com outros tratamentos de rejuvenescimento, dependendo de cada caso.
É necessário que o paciente siga as recomendações e instruções do cirurgião para um procedimento bem sucedido. Pode ser contra indicado em algumas situações, como em pessoas portadoras de doenças autoimunes, grávidas, mulheres em processo de amamentação, com alergia a algum dos componentes, dentre outras. Suas dúvidas devem ser esclarecidas com o cirurgião para garantir um resultado excelente.